Dikuã é um cantor e compositor nascido e criado na periferia da Zona Sul de São Paulo.
A princípio, quando assinava Marquinho Dikuã foi compositor do Samba da Vela e fundador do Núcleo de Compositores Samba de todos os tempos. Logo depois, foi idealizador do Samba do Trem em São Paulo em parceria com a CPTM.
Dikuã, um Aprendiz
Foi em 2005 que gravou e lançou seu primeiro trabalho fonográfico, o CD Aprendiz, acima de tudo, um sambista.
Aprendiz, nasce aqui um aprendiz, que do samba não é raiz, mas quer o fruto cultivar, distinguir a pureza do banal, ilusão proporcional…
2012, gravou Malandreio produzido por Maurílio de Oliveira, que atuou no Quinteto em Branco e Preto. No ano de 2014 produziu o CD Samba de todos os tempos 10 anos de Glória.
Em 2015 o CD infantil Meu nome é música, 2016 o single Não peça a conta, 2017 o single Bololô.
Mais maduro pessoal e profissionalmente, em 2018 já numa vibe contagiante de misturas de sons, atacando muito a soul music, Dikuã lança o projeto Baile do Dikuã, com Vem pro baile, Magia Negra (Pablo Souza), Vá, Baile Nostalgia e outros.
Minha magia tem tempero, nela você vai dançar, chegou no navio negreiro por seu corpo balançar, minha magia tem cultura, fundamento e ritual, lança ao mar a amargura e sai do fundo do quintal…
Por outro lado, mesmo com a soul music nas veias, em 2019, Dikuã gravou o single Ivone um samba em homenagem a dama do samba, Dona Ivone Lara.
Dikuã também é produtor e em 2019 fundou o estúdio Casa de Mãe, onde grava seus trabalhos e produz diversos outros artistas.
A Samba Comunica é hoje parceira de Dikuã em seus lançamentos, fazendo além da distribuição, a divulgação e outras assessorias.
Você pode encontrar Dikuã nas seguintes redes sociais no instagram, no tiktok e no facebook.